A voz é produzida pelo ar que sai dos pulmões e passa pelas pregas vocais colocando-as em vibração produzindo um som. Esse som é modificado pelo trato vocal (espaço faríngeo, oral e nasal) resultando assim no som da nossa voz. Mas, a nossa voz vai muito além de uma produção sonora, ela nos apresenta ao mundo. A voz passa informações sobre quem somos, como estamos e até de onde viemos. Através dela informamos traços de personalidade, sentimentos e emoções quando nos comunicamos. Nossa voz conta nossa história!
Comunicar é ação de transmitir uma mensagem, mas para a comunicação acontecer é preciso, no mínimo duas figuras: o emissor e o receptor. Entre quem fala e quem escuta, há a interferência das motivações, das expectativas, das histórias de vida de cada um. Sabendo disso devemos ficar sempre atentos ao que estamos expressando através da nossa voz e, se estamos atingindo como queremos o nosso interlocutor.
Estamos a todo o tempo passando informações a nosso respeito através da nossa voz. Quando alguém fala com uma intensidade mais forte pode passar uma mensagem de autoritarismo, enquanto alguém que não articula bem as palavras pode passar uma imagem de insegurança. Uma das primeiras coisas que nosso cérebro detecta é a autenticidade, ou seja, se não existe uma integração entre corpo e voz na comunicação nós imediatamente detectamos que aquela informação não é verdadeira. Quando voz, corpo, postura, expressões faciais e gestos acompanham a fala em um processo harmonioso, consideramos essa comunicação eficiente.
Você já parou pra pensar se sua voz e a forma como você fala te representa? Se você consegue passar tudo o que deseja de uma forma verdadeira e natural? Se sua comunicação é assertiva?
Dicas para uma boa voz na comunicação:
- Desenvolva consciência da sua voz. Se grave e se ouça. Pergunte aos seus amigos o que sua voz passa de informações a eles.
- Alongue os músculos do pescoço e ombros antes de começar a falar.
- Articule bem as palavras, é sinal de segurança.
- Enfatize as palavras mais importantes.
- Mantenha a velocidade de fala, é sinal de dinamismo.
- Se você não está satisfeito com sua voz, ou quer aperfeiçoar sua comunicação procure um fonoaudiólogo especialista em voz.
Lembre-se a comunicação é competência, ou seja, ela pode ser desenvolvida e aperfeiçoada.