Implantodontia é a especialidade da odontologia dedicada a restabelecer a mastigação e estética perdidas, devido à ausência de um ou mais dentes. Esse restabelecimento é feito através da instalação cirúrgica de implantes, normalmente de titânio (um material biocompatível, que não é rejeitado pelo organismo), sobre os quais serão instaladas as próteses dentárias.
A reposição de dentes através de implantes se tornou uma realidade após a descoberta da osseointegração pelo pesquisador e médico sueco Per-Ingvar Branemark. Inicialmente os implantes dentários foram desenvolvidos para reabilitar aqueles pacientes que haviam perdido todos os dentes, permitindo utilizarem próteses fixas que devolvessem a função mastigatória. Com o sucesso da técnica a implantodontia passou a ser indicada para repor quaisquer dentes ausentes na boca, substituindo com naturalidade a estética e a função dos dentes perdidos.
Quando ocorre a perda de um dente, o osso que estava ao redor da raiz vai se perdendo gradativamente, em um processo chamado reabsorção óssea. Existem alguns casos em que não há osso suficiente para fixação do implante, sendo necessário repor o osso perdido, isso é possível através de cirurgias para a colocação do enxertos. Entretanto, frequentemente conseguimos instalar o implante e colocar a prótese imediatamente após a extração dentária, eliminando o período de espera e a necessidade de uma prótese removível.
Atualmente a implantodontia encontra-se em um patamar de grande evolução tecnológica e científica. Hoje tornou-se rotina a realização de cirurgias guiadas no consultório odontológico especializado. Este procedimento consiste no planejamento e realização da cirurgia em um modelo virtual. À partir desse processo digital, é confeccionada uma guia cirúrgica, que tem por objetivo permitir que na boca do paciente, os implantes fiquem exatamente no mesmo posicionamento da cirurgia realizada no computador. Esta técnica permite um posicionamento preciso dos implantes, a fim de diminuir a necessidade de enxertos e danos a estruturas anatômicas importantes. Além de reduzir o tempo e garantir um pós-operatório melhor e um resultado estético mais natural e otimizado.
Outra evolução é o sistema CAD/CAM, que é o processo de realizar o projeto de uma prótese no computador, através de softwares específicos. Sendo assim o tempo laboratorial pode ser reduzido, pois a partir desse projeto é possível obter uma prótese em alguns minutos através de uma fresadora. São essas inovações que fazem a evolução da odontologia, que cada dia mais, traz grandes benefícios para os pacientes.